Fotografia: Gavin Watson e o retrato da cultura Skinhead

17:19:00

No final do ano passado falei sobre o filme This is England que retratava a cultura skinhead. Pesquisando mais a fundo sobre o assunto, agora trago um retrato mais real desse movimento através dos registros do fotógrafo Gavin Watson.

Gavin Watson é um fotógrafo inglês que aderiu a subcultura skinhead nos anos 80 quando ele tinha 14 anos. Nesse mesmo período surgiu o interesse pela fotografia, marcando assim a sua passagem pela vida adulta através daquilo que o formaria como pessoa: música, cultura e a arte de fotografar. Dessa maneira começou então a fazer fotos de amigos e família e é o que tem feito desde então.

Sabemos que esse movimento é um tanto deturpado pela mídia e sua fotografias retratam exatamente o contrário daquilo que é propagado. Ele nos apresenta jovens que buscam uma identidade através de um estilo musical, visual e talvez político.

Confira o trabalho do fotógrafo abaixo:



















Em 1994 o livro Skins do fotógrafo foi publicado pela primeira vez e em 2008 publicou o livro Skins & Punks.

Para quem quiser entender um pouco mais o movimento também, recomendo o documentário Skinhead Atittude dirigido por Daniel Schweizer em 2003. O documentário é totalmente imparcial mostrando como o grupo obteve a sua fragmentação política, o que tornou as vertentes opostas e conflitantes. 

E você, o que achou das fotografias do Gavin Watson?

Você também vai curtir

0 comentários

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe